Ementas das Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO – 60 horas (4 créditos)
O campo da comunicação: correntes teóricas e tendências. Teoria social e mídia. Contribuições da teoria marxista para o campo da Comunicação: conceitos e reinterpretações. Contribuições dos Estudos Culturais Latino-americanos e anglo-americanos. Contribuições da Semiologia. Contribuições do paradigma midiológico.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO – 30 horas (2 créditos)
A disciplina dedica-se a abordagens temáticas contemporâneas consideradas pertinentes às necessidades teórico-metodológicas dos projetos em desenvolvimento no programa. Tem por objetivo localizar o aluno quanto ao seu objeto de análise, os métodos e técnicas e a estrutura do trabalho de pesquisa.
SEMINÁRIOS DE PESQUISA – 60 horas (4 créditos)
Fundamentação teórica e metodológica do trabalho acadêmico. Definição de corpus; aspectos formais e normativos; redação, revisão e defesa de artigos, comunicações e da dissertação de mestrado. Promoção de discussões acerca da elaboração do trabalho científico; construção de artigos, comunicações e trabalho dissertativo dos alunos; perspectivas teóricas e metodológicas acerca dos problemas de pesquisa. Subsidiar os mestrandos na elaboração formal de suas dissertações visando à defesa pública do trabalho.
TEORIAS E EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO (4 créditos)
Cenários da epistemologia. Epistemologia da comunicação. Condição relacional da comunicação com outros campos do conhecimento. Desafios teóricos contemporâneos do campo da comunicação.
SEMINÁRIOS DE PROJETO DE PESQUISA II – 60 horas (4 créditos)
Fundamentação teórico metodológica dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes do Doutorado. Formulação da tese de doutorado.
ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO E TESE (EDT)
Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado sob orientação do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração da dissertação.
Disciplinas Eletivas
MÍDIA, CULTURA E IDENTIDADES – 60 horas (4 créditos)
As contribuições de Raymond Williams. O materialismo cultural e seus conceitos. O materialismo cultural na prática. As contribuições de Stuart Hall. O diálogo com o estruturalismo e com o culturalismo.
MÍDIA, DISCURSO E IDENTIDADE – 60 horas (4 créditos)
Mídia, linguagem, discurso, circulação da cultura e do conhecimento. Fronteira disciplinar e identidade. Teoria do/de discurso (percurso teórico, origem); principais tendências contemporâneas em análises discursivas.
MÍDIA E CONSUMO CULTURAL – 60 horas (4 créditos)
A disciplina aborda o consumo da cultura quando ela engloba a recepção ativa das mídias e o processo de redefinição do senso de pertencimento e identidade, organizado cada vez menos por lealdades nacionais e cada vez mais pela participação em comunidades transterritoriais ou desterritorializadas.
COMUNICAÇÃO E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS – 60 horas (4 créditos)
A relação das mídias e tecnologias digitais no cenário da globalização. Diversidade cultural e mídias. Consequências da ação midiática no processo de constituição e/ou representação das identidades no mundo contemporâneo.
REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS – 60 horas (4 créditos)
A disciplina aborda a aplicação das Teorias da Representação aos processos midiáticos. O estatuto representacional do texto midiático. O legado das representações. Representação, identidade, espaço e tempo. Representação e transtextualidade. Intertextualidade, representação e memória. Representação. Imagem, sujeito e objeto. O consumo das representações midiáticas. Representação e indústrias culturais. Representação e virtualidade.
ESTRATÉGIAS SEMIOLÓGICAS DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS – 60 horas (4 créditos)
Prática de análise semiológica de discursos midiáticos segundo as teorias da Teoria da Enunciação, Análise dos Discursos, Semiótica Narrativa. A organização discursiva e a análise discursiva. Construção dos sentidos.
PROCESSOS MIDIÁTICOS E TERRITORIALIDADE – 60 horas (4 créditos)
Os processos midiáticos e a transformação da constituição espacial da vida social e institucional, no contexto da nova ordem tecnocultural mundial e suas repercussões locais. A articulação entre os conceitos relativos à noção de território e/ou espaço, tais como territorialização, desterritorialização e reterritorialização e a atuação midiática contemporânea.
MÍDIA E ESTRATÉGIAS DE IMAGEM – 60 horas (4 créditos)
Análise dos valores narrativos e discursivos e das diferentes mobilizações da imagem em circulação nos meios de comunicação social. Consideração do aparelho formal de comunicação, da enunciação e das representações O campo das mídias e a produção dos sentidos.
COMUNICAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO – 60 horas (4 créditos)
As transformações no espaço público e na natureza dos vínculos sociais a partir do fenômeno da aceleração tecnológica e dos fluxos de informação. Estudo dos vínculos entre o fenômeno da comunicação e as recentes transformações na cultura contemporânea, na qual as sociedades em rede se determinam através de trocas simbólicas.
MÍDIA E PLURALISMO – 60 horas (4 créditos)
A disciplina propõe uma análise das visões de multiculturalidade e de globalização veiculadas na mídia, nas quais a afirmação da pluralidade dos mundos sociais convive com a crescente diminuição dos limites entre as culturas. Ênfase na dinâmica Igualdade/Diferença e Universal/Relativo frente à compressão espaço-temporal da modernidade tardia.
PESQUISA ORIENTADA – 60 horas (4 créditos)
Atividades de pesquisa realizadas junto aos grupos de pesquisa dos diferentes docentes.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA – 60 horas – (4 créditos)
A escolha estratégica. As lógicas institucionais da comunicação midiática. A comunicação midiática na construção do universo simbólico. O uso de estratégias midiáticas por instituições não midiáticas.
SEMIÓTICA DISCURSIVA: APLICAÇÕES AO AUDIOVISUAL – 60 horas (4 créditos)
Valor heurístico de metodologias de inspiração semiótica empregadas na compreensão dos fenômenos comunicacionais midiáticos. Proposições teóricas da semiótica aplicadas ao campo da comunicação. Aplicações metodológicas da semiótica.
JORNALISMO, IDENTIDADES E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS – 60 horas (4 créditos)
O jornalismo e sua relação com a pluralidade de mundos sociais e a representação das diferenças. Jornalismo como mediação sócio-cultural. As relações entre jornalismo e cultura. A narrativa jornalística. A representação das diferenças na imprensa. A constituição das identidades na mídia. Estereótipos e constituição do Outro.
Atividades Complementares
TÓPICOS ESPECIAIS I – 15 horas (1 crédito)
Participação em eventos com apresentação de trabalhos.
TÓPICOS ESPECIAIS II – 15 horas (1 crédito)
Publicação de artigos em periódicos nacionais e/ou internacionais no mínimo qualis B3 ou publicação de capítulo de livro.
TÓPICOS ESPECIAIS III – 15 horas (4 créditos)
Publicação de artigos em periódicos nacionais B1, B2 ou A e/ou internacionais ou publicação de capítulo de livro.
TÓPICOS ESPECIAIS IV – 15 horas (4 créditos)
Publicação de artigos em periódicos nacionais B1, B2 ou A e/ou internacionais ou publicação de capítulo de livro.
DOCÊNCIA ORIENTADA I – 15 horas (1 crédito)
Corresponde à atividade do mestrando frente aos alunos de graduação, ministrando até 30% de uma disciplina de responsabilidade do professor orientador, e sob a orientação deste, no Curso de Graduação em Comunicação Social da UFSM.
DOCÊNCIA ORIENTADA II – 15 horas (1 crédito)
Corresponde à atividade do mestrando frente aos alunos de graduação, ministrando até 30% de uma disciplina de responsabilidade do professor orientador, e sob a orientação deste, no Curso de Graduação em Comunicação Social da UFSM.
DOCÊNCIA ORIENTADA III – 15 horas (1 crédito)
Corresponde à atividade do discente frente aos alunos, ministrando até 30% de uma disciplina de responsabilidade do professor orientador, e sob a orientação deste.
DOCÊNCIA ORIENTADA IV – 15 horas (1 crédito)
Corresponde à atividade do discente frente aos alunos, ministrando até 30% de uma disciplina de responsabilidade do professor orientador, e sob a orientação deste.
ESTUDOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO I (4 créditos)
Mini cursos na modalidade presencial e semipresencial, com docentes de programas nacionais e estrangeiros sobre temas específicos, visando atualização, complementação e ou aprofundamento de questões teóricas e/ou metodológicas do projeto acadêmico.
ESTUDOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO II (4 créditos)
Mini cursos na modalidade presencial e semipresencial, com docentes de programas nacionais e estrangeiros sobre temas específicos, visando atualização, complementação e /ou aprofundamento de questões teóricas e/ou metodológicas do projeto acadêmico.