Projetos de Pesquisa

Mídia e Estratégias Comunicacionais

Produção e circulação da notícia: as interações entre jornais e leitores

Profa. Dra. Viviane Borelli

Diante dos caminhos que a notícia segue, o jornal não controla mais a interação que outrora dominava por meio de seus dispositivos específicos (artigos opinativos, carta do leitor e seções específicas que contavam com a participação de leitores). A partir da constatação de que os jornais possibilitam zonas de interação com seus leitores e que eles capturam determinadas notícias e a lançam em dispositivos digitais, questiona-se: quais são os destinos das notícias produzidas pelos jornais do interior gaúcho? Como ocorrem as interações entre jornal e leitor após a produção da notícia para o jornal e para as mídias digitais e por meio de que dispositivos? Que outros sentidos as notícias produzem a partir da ação dos leitores sobre elas? Como os leitores a reconfiguram e a ressignificam? Trata-se de uma problemática de circulação de sentidos em que o objetivo principal é analisar os modos através dos quais os leitores produzem as “suas próprias notícias”.
A pesquisa é realizada com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio da Chamada 43/2013 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Período de realização dezembro de 2013 a março de 2016.

Práticas socioculturais e estratégias de apropriação da Internet e dos telefones celulares para a inclusão social e a participação cidadã em periferias urbanas do sul do Brasil.

Prof. Drª. Sandra Rubia da Silva

Este projeto propõe um estudo comparativo sobre apropriação de mídias digitais em periferias urbanas do sul do Brasil, a partir do seguinte problema de pesquisa: quais são as estratégias de apropriação da Internet e, especialmente, dos telefones celulares acionadas pelos habitantes de bairros de camadas populares e em qual medida tais tecnologias de comunicação e informação propiciam formas de inclusão social e participação cidadã? Tendo como enquadre teórico, de um lado, a discussão do papel das mídias digitais para o desenvolvimento econômico e social e, de outro, a reflexão sobre o potencial criativo das “artes de fazer” (DeCerteau, 1994) nas práticas de consumo tecnológico, o objetivo principal é mapear e analisar os modos de apropriação e as práticas socioculturais que articulam a cultura midiática das redes digitais e o território das periferias urbanas das cidades de Santa Maria (RS) e de Florianópolis (SC).

Estratégias de Comunicação, visibilidade e lógicas de legitimação na sociedade midiatizada

Prof. Drª. Eugenia M. R. Barichello

Este projeto prioriza o fato de que as tecnologias de informação e comunicação e seus usos sociais têm alterado as possibilidades de ver e de ser visto, de interagir a distância, de representar e identificar o real, fenômenos que repercutem nos processos de institucionalização e obtenção de legitimidade das práticas e organizações, incluindo as do próprio campo midiático. A proposta toma como objeto as práticas comunicacionais que têm como suporte as tecnologias digitais, cujos processos de circulação das informações são caracterizados pela superação das dicotomias entre emissor/receptor, meio/mensagem, e novos fluxos de comunicação, que parecem privilegiar a interação e a individualidade.  Teoricamente procura tensionar, diante do atual contexto, as noções de legitimação (Berger e Luckmann (1997), e de visibilidade (Foucault, 1986), procurando compreendê-las sob a perspectiva de uma nova ambiência e do processo de midiatização da sociedade contemporânea, no qual as lógicas midiáticas parecem regular as interações sociais (Sodré, 2002).

Fazer midiático e apropriação de tecnologias da informação na mídia comunitária e no terceiro setor

Prof Drª. Maria Ivete Trevisan Fossá

O Problema de pesquisa pretende responder a questão: qual é o papel da mídia comunitária e do terceiro setor na organização popular, na democratização da esfera pública e na ampliação das discussões de interesse coletivo com vistas à construção da cidadania em contextos locais de comunicação?  O objetivo principal deste trabalho é compreender como se estabelecem as relações entre o fazer midiático e o desenvolvimento econômico, social e cultural.  O objeto de estudo se constitui da mídia comunitária (especialmente rádios) e o terceiro setor.

Ação autopromocional: estratégias e configurações empregadas pela RBS TV

Prof. Drª. Maria Lília Dias de Castro

O projeto Ação autopromocional: estratégias e configurações empregadas pela RBS TV dá continuidade às investigações que vêm sendo desenvolvidas pela pesquisadora, em projetos anteriores, sobre o discurso promocional televisual. Esta proposta tem como objeto de análise a produção da RBS TV, voltando-se para um ângulo pouco explorado pelos estudos midiáticos, situado na interface televisão / discurso promocional, para verificar como a emissora estudada se utiliza de própria produção para sua autopromoção.

Estratégias argumentativas do Governo Dilma para explicar a crise

Prof. Drª. Rejane de Oliveira Pozobon

O projeto analisa os argumentos discursivos do governo para tentar explicar a crise político-econômica vivida pelo Brasil no ano de 2015. A investigação lança mão da perspectiva teórico-metodológica da argumentação (Breton, 2003) para fazer a categorização dos argumentos e a análise dos textos selecionados.

Mídia e Identidades Contemporâneas

Migrações contemporâneas, identidades e mediação tecnológica: usos sociais da internet na construção de um imaginário do Brasil como país de migração

Profa. Dra. Liliane Dutra Brignol

O projeto de pesquisa objetiva investigar os usos sociais da internet por migrantes de diferentes nacionalidades no Brasil, de modo a entender o papel da tecnologia na construção de projetos de migração e a incidência de suas múltiplas apropriações na construção de um imaginário em torno do Brasil como país receptor do fenômeno migratório contemporâneo. Para tanto, parte-se de um referencial teórico baseado nos estudos culturais, ao se compreender a importância e o impacto das migrações para o processo de construção e vivência das identidades. A fundamentação inclui, ainda, o debate teórico em torno dos usos sociais da mídia, perspectiva dos estudos de recepção que busca compreender a relação entre receptores e meios, através das múltiplas apropriações e ressignificações das tecnologias midiáticas feitas no contexto cotidiano. Os procedimentos metodológicos incluem entrevistas em profundidade e observação dos usos sociais da internet de migrantes transnacionais que tenham chegado na última década ao Brasil. Para operacionalização da pesquisa, serão entrevistados migrantes de diferentes nacionalidades que estejam residindo no Rio Grande do Sul. Parte-se do pressuposto de que a internet passa a ser apropriada para buscar referências e ampliar o conhecimento sobre o país e a cidade para onde se pretender migrar, de modo a permitir que vá se construindo um imaginário a cerca do país de migração, com impressões, ideias, opiniões e representações simbólicas que podem reforçar estereótipos, confirmados ou ressignificados ao se confrontarem com as experiências concretas de deslocamento dos migrantes, sempre múltiplas e complexas.

Identidade e representação na mídia: perspectivas dos Estudos Culturais para análises culturais em Audiovisualidades

Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho

Esta pesquisa faz um esforço para pensarmos a articulação entre mídia audiovisual, representação e identidade regional, proposta pela mídia audiovisual, principalmente a televisiva a partir dos estudos culturais. Dessa forma, pretende investigar através da noção de identidade regional, a co-existência das diversidades que constituem aquilo que nomeamos de identidade gaúcha, buscando, sobretudo abranger a complexidade inerente à gauchidade televisiva e a produção regional das narrativas audiovisuais inscritas sobre o signo das identidades regionais e suas representações. Dessa forma, pretende-se analisar os processos de significação construídos pela mídia regional audiovisual, verificando as manifestações e representações das identidades regionais encontradas nas narrativas audiovisuais, tendo como paradigma da identidade do gaúcho a gauchidade, por meio de atos discursivos e sociais, ambientação, usos de linguagem, sotaques, gestualidades, figurino, gramáticas e aparatos ficcionais e não-ficcionais, bem como na publicidade e propaganda. O projeto recebeu apoio do FIPE-UFSM, PROBIC-FAPERGS e do PIBIC-CNPq.

Representações midiáticas e estigmas sociais

Prof. Drª Ada Cristina Machado Silveira

O objetivo desse projeto é reconhecer e refletir sobre os efeitos de sentido nas narrativas da mídia impressa quanto ao reforço ou questionamento de estigmas sociais. O horizonte da globalização apresenta diversas possibilidades atraentes: fluxo facilitado de bens de consumo, intercâmbio econômico e cultural, deslocamentos internacionais e mútuo conhecimento de populações até então segregadas pelas fronteiras do estado-nação. As noções definidoras dos estigmas sociais são as que podem ser identificadas ao constatar-se a realidade marcada pela violência urbana e rural, terrorismo, exclusão social e contravenções legais. Os estigmas, ou categorias invariantes, repetem-se não em termos de conteúdos, mas de articulação em relação a uma estrutura.

Narrativas das memórias e identidades do Brasil e América Latina: culturas do passado-presente nas mídias e nas artes

Prof. Dr. Cássio dos Santos Tomaim

Este projeto propõe compreender os aspectos estéticos e narrativos das produções culturais e artísticas do Brasil e da América Latina que atravessam os séculos XX e XXI, no que diz respeito aos usos do passado na construção de projetos políticos de memória, sejam estes locais, regionais, nacionais ou transnacionais. Memória e Identidade são conceitos aqui entendidos como indissociáveis, o que nos leva a pensar sobre as constituições de narrativas de grupos ou de indivíduos que encontram em diversos dispositivos maneiras de produzir uma memória cultural de suas experiências do e com o passado histórico. Procura congregar pesquisas que contribuam para o entendimento do lugar das mídias e das artes na constituição de uma “cultura da memória” que tem nas histórias traumáticas e nos discursos da vitimação uma matriz sensível. Não nos interessa apenas as narrativas das memórias traumáticas, mas toda forma de discurso que articule uma “vontade política de memória” por uma “justiça” do presente para com o passado. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, análise fílmica e outros métodos a serem definidos de acordo com as delimitações de temas, objetos e problematizações dos subprojetos, procurar-se-á o entendimento das potências das narrativas da memória na consolidação de identidades culturais, tendo a perspectiva de que em uma sociedade pautada pelo efêmero as “mídias de memória” executam concomitantemente processos de memória e de esquecimento. Tem-se como fundamentos teóricos para as análises, especialmente as discussões propostas por Andreas Huyssen, Aleida Assmann, Walter Benjamin, Stuart Hall, Manuel Castells, Joël Candau e Homi K Bhabha.

Documentário no Sul do Brasil: histórias, identidades e fronteiras estéticas entre o cinema e a televisão

Prof. Dr. Cássio dos Santos Tomaim

A presente proposta visa dar continuidade aos estudos desenvolvidos pelo projeto “O Documentário Gaúcho Contemporâneo (1995 a 2010): memória e identidade”, expandindo os objetivos da pesquisa para outros dois Estados da região Sul do Brasil, Paraná e Santa Catarina. O cenário cinematográfico da região Sul, com certas especificidades em cada Estado, desenvolveu-se atrelado à produção de filmes naturais, filmes atualidades ou cinejornais e documentários com forte tendência à propaganda política dos governos regionais ou até mesmo do Estado nacional, como durante a vigência do Estado Novo de Getúlio Vargas. O projeto tem como objetivo geral mapear e caracterizar a atual produção de documentários no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, buscando compreender quais os percursos e o papel deste cinema de não-ficção no contexto das retomadas destas cinematografias regionais, sendo que, geralmente, coincidem com o boom do documentário no país que teve início em 2002. Levando em consideração as características específicas do documentarismo produzido nos três Estados, o projeto tem como principal problema: qual a contribuição que o documentário tem dado para a atual vitalidade do cinema na região Sul do Brasil? O cinema em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul só existe, concretamente, como processo e não apenas como uma coleção de episódios isolados, principalmente se o analisarmos sob o prisma do documentário ou do cinema de não-ficção. Por outro lado, pesquisas anteriores, como a que realizamos sobre o documentário gaúcho, tem demonstrado que o maior desafio desta produção não ficcional do país está na distribuição e exibição destes filmes que, em geral, são produzidos com financiamentos públicos, porém são pouco conhecidos do grande público do cinema brasileiro.

Narrativas televisuais: as transformações em curso

Prof. Drª. Elizabeth Bastos Duarte

O projeto, na esteira das investigações sobre o discurso televisual desenvolvidos pela pesquisadora desde 2000, propõe-se a examinar, à luz de uma semiótica discursiva, as transformações por que passam atualmente os textos televisuais, cujas narrativas vêm-se complexificando de maneira significativa, tendo em vista a necessidade de corresponder aos interesses econômico, social, cultural e mesmo político das emissoras, bem como acompanhar o acelerado desenvolvimento tecnológico por que passa o setor midiático no que concerne à produção, circulação e consumo dos produtos televisuais.
Embora as repercussões da incorporação dessas alterações mais recentes sejam extensivas à produção televisual como um todo, a investigação toma, como objeto e foco principal de estudo, programas ficcionais de diferentes subgêneros e formatos – telenovelas, seriados, minisséries, macrosséries, remakes, – produzidos pela Rede Globo de Televisão (RGT) nos anos de 2014 e 2015, além de recorrer ocasionalmente a fragmentos de outros, ligados aos gêneros factual ou simulacional, então referidos como exemplificação ou reiteração. A opção por trabalhar apenas com a produção da RGT deve-se não só à reconhecida qualidade dos produtos que a referida emissora coloca no mercado televisual, como ao fato de neles serem bastante visíveis os traços expressivos, estilísticos que marcam a identidade da emissora, o que fornece elementos para se traçar um quadro mais geral e seguro das transformações em curso, apontando suas especificidades.

Autoridade, testemunho e alteridade no discurso jornalístico das catástrofes ambientais

Prof. Drª Márcia Franz Amaral

O projeto se propõe a analisar como o acontecimento das catástrofes ambientais é construído do ponto de vista do discurso de testemunhos e cotejá-lo com a fala das autoridades e dos experts com o propósito de evidenciar o papel que cumprem e os pontos de vista a que se filiam, a partir de conceitos como autoridade, conhecimento e experiência no discurso jornalístico nas revistas impressas.

Identidade e diferença: entre os muros multiculturais da mídia e da escola

Prof. Drª. Rosane Rosa

O projeto aborda a questão da identidade e da diferença como um problema e uma construção social, mas também midiático. O objetivo geral do projeto centra-se em analisar como a identidade e a diferença são representadas, narrativamente, pela mídia e reproduzidas nos diferentes ambientes escolares. Utilizando, dialeticamente, a construção teórica e a análise de um corpus-referência composto por produtos audiovisuais que abordam a temática do multiculturalismo, o estudo tem como objeto de investigação o sentido da identidade e da diferença para jovens de classes populares de Escolas Públicas da região Sul do Brasil.

Representações televisivas e juventude: um estudo sobre o poder das classificações

Prof. Drª. Veneza Veloso Mayora Ronsini

O problema de pesquisa é responder a questão: qual é o papel do imaginário televisivo na elaboração de representações acerca dos estilos de vida das classes e na conseqüente classificação dos atores juvenis mediante os signos de distinção exibidos socialmente (no âmbito dos valores, comportamento, aparência)? O objetivo principal do projeto é investigar os embates e complementaridades entre televisão, família e escola na conformação do imaginário dos jovens acerca dos modos de representação das divisões de classe e de como elas se manifestam nas relações intergrupais e intragrupais no ambiente da escola de ensino médio.