Programa
Histórico
O Projeto político-pedagógico do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria foi aprovado em 27 de janeiro de 2004 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, e recomendado pela Comissão da Área de Ciências Sociais Aplicadas I da CAPES em 17 de setembro de 2005. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação foi criado pelo Conselho Universitário da UFSM em 18 de fevereiro de 2006 e iniciou suas atividades em 5 de março de 2006.
O Curso de Doutorado da UFSM foi aprovado em todas as instâncias deliberativas da UFSM no primeiro semestre de 2011. Recomendado pela Comissão de Área de Ciências Sociais e Aplicadas I em 18 de novembro de 2011 e pelo CTC em 25 de novembro de 2011.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM tem por objetivo:
a) Qualificar docentes e pesquisadores aptos a desenvolver pesquisas científicas de alto nível no campo das Ciências da Comunicação;
b) Contribuir para a compreensão sistemática e crítica de objetos de estudo no âmbito da área de concentração em Comunicação Midiática, qualificando a área científica e promovendo o seu reconhecimento tanto no plano regional, como nacional e internacional;
c) Desenvolver investigações originais, com qualidade para alargar as fronteiras do conhecimento da área de Comunicação especialmente no que diz respeito às duas linhas de pesquisa do Programa: Mídia e Identidades Contemporâneas e Mídia e Estratégias Comunicacionais;