Histórico

Início das atividades, credenciamento e consolidação do quadro docente

O Programa iniciou suas atividades em setembro de 2005, com o lançamento do Edital de seleção de candidatos, paralelamente à realização do I Seminário de Credenciamento. O credenciamento foi avaliado pelo Pró-Reitor de Pós-graduação da UFSM e avaliadores externos. Foram credenciados: Ada Cristina Machado Silveira, Adair Caetano Peruzzolo, Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Rogério Ferrer Koff, Veneza Mayora Ronsini. Luciana Pellin Mielniczuk, Márcia Franz Amaral e Maria Ivete Trevisan Fossá. Posteriormente, o professor Rogério Ferrer Koff viria a desligar-se do Programa, por ter assumido funções administrativas como Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas.

Em 2007 houve a seleção de um Professor Visitante e a contratação do professor Antonio Fausto Neto, da Unisinos, o qual permaneceu durante dezoito meses no Programa. A composição do quadro docente foi acrescida, ainda em 2007, das professoras Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lilia Dias de Castro, aposentadas da UFRGS, cujo vínculo se dá através da portaria 068 de 03 de agosto de 2004.

Em dezembro de 2009, o Programa realizou seu II Seminário de Credenciamento, ao qual acorreram 12 novos postulantes, e foram credenciados mais 4 docentes permanentes: Débora Lopez Freire, Rosane Rosa, Rejane de Oliveira Pozobon e Cássio Tomain. O processo de credenciamento é realizado periodicamente através de um seminário, no qual os professores apresentam um plano de trabalho, no qual descrevem seu projeto de investigação, justificando sua adequação à linha de pesquisa que pretendem ingressar; comprovam a produção intelectual dos últimos dois anos; planejam a produção do próximo triênio em termos de projeto de investigação, sua continuidade ou formulação de um novo projeto, e em termos de produção bibliográfica. O credenciamento conta com consultores externos.

Em dezembro de 2011 foi aprovado o curso de doutorado, cujas atividades tiveram início em março de 2012.

Em outubro de 2012, o Programa realizou seu III Seminário de Credenciamento no qual foram credenciados mais dois docentes permanentes: Liliane Dutra Brignol e Flavi Ferreira Lisbôa Filho. Em julho de 2013, foram credenciadas as professoras Viviane Borelli e Sandra Rúbia da Silva.