Índices

Indicadores positivos do histórico do Programa

Fluxo discente: Número de titulados perfaz 90% dos que ingressaram no Programa, desde a sua implementação em 2006 até dezembro de 2012, demonstrando um excelente fluxo de discentes.
Este número de titulados é maior do que 60 mestres.

Produção bibliográfica dos discentes: o Programa gerou os índices máximos da área neste item na avaliação trienal (2007-2009).

O tempo médio de titulação está dentro dos padrões de excelência da área e não chega a 24 meses.

Acompanhamento das dissertações: visando o aprimoramento dos processos pedagógicos de pesquisa e orientação, são realizados seminários temáticos para acompanhamento e discussão dos trabalhos de pesquisa em andamento. Esses encontros são realizados quinzenalmente, bem como os encontros dos grupos de pesquisa.

Presença de examinadores externos: o Programa investiu fortemente para garantir a presença de examinadores externos em todas as bancas de avaliação de trabalhos finais.

Aumento do número de vagas: em 2009, aconselhados pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, o Programa aumentou o número de vagas disponíveis, passando de 10 para 15 vagas.

Bolsas: o PPGCOM disponibiliza, aos discentes com melhor desempenho acadêmico:

  • Mestrado 23 bolsas (20 bolsas CAPES Demanda Social e 3 Bolsas FAPERGS/CAPES)
  • Doutorado 10 bolsas (8 bolsas CAPES Demanda Social e 2 Bolsas FAPERGS/CAPES)

A continuidade dessas bolsas está vinculada ao desempenho acadêmico nas atividades do PPGCOM e à inserção do bolsista em atividades de ensino e pesquisa em conjunto com os respectivos orientadores.