Mídia e Estratégias Comunicacionais
Eugenia Mariano da Rocha Barichello
eugeniabarichello@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/1075373845442641
Produtividade em Pesquisa – PQ 2
Formação: Pós-doutorado em andamento, na University College London (UK), Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1997-2000)
Participação institucional na área: Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação em Contextos Organizacionais da Compós e Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRACORP)
Conselho editorial: ALAIC, INTERIN, Culturas Midiáticas e Questões Transversais
Consultoria: MCT/CNPq/MEC/CAPES;PROBIC/FAPERGS/PUCRS;MCT/CNPq;CAPES/FUNDAÇÃO CAROLINA; PIBITI/CNPq/PUCRS; CNPq -DT 2010; CAPES; CNPq.
Financiamento a projeto de pesquisa: Edital 09/2012 FAPERGS-CAPES, para quatro anos, destinados a bolsas de pós-doutorado e Edital Pró-equipamentos institucional. Coordenou o Projeto Auxílio Eventos/ FAPERGS/2013 – financiamento para a realização do V SIPECOM e Rede AUXI – CAPES/MINCYT – 1057/13, executado entre a Universidade de Buenos Aires e a Universidade de Quilmes (Argentina), a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade do Rio Grande do Sul (Brasil).
Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 02
Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria: 02
Temas de pesquisa e orientação:
- Estratégias de Comunicação Institucional em ambientes digitais
- Estratégias e práticas institucionais midiatizadas
- Estratégias institucionais e organizacionais em redes sociais digitais
- Estratégias comunicacionais em mídias sociais digitais
- Estratégias de visibilidade e legitimação em mídias digitais
Maria Lília Dias de Castro
mlilia@terra.com.br
http://lattes.cnpq.br/8927752518456308
Formação: Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle (2005-2006). Doutorado em Letras pela USP (1985-1990). Mestrado em Letras pela UFRGS, em 1981.
Participação institucional na área: Coordenadora do Grupo de pesquisa Comunicação audiovisual (ComTV), diretório do CNPq; membro da Linha de Pesquisa Mídia e Estratégias Comunicativas, UFSM.
Conselho editorial: Coordenação e membro do conselho editorial da Coleção Estudos sobre o audiovisual, Editora Sulina; membro dos conselhos editoriais das revistas Intexto e Em Questão (UFRGS), Animus (UFSM).
Parecerista das revistas: Animus (UFSM), Em Questão (UFRGS) e Intexto (UFRGS); de instituições como SBPC, e Intercom (GT Publicidade e Propaganda).
Financiamento a projeto de pesquisa: Apoio da UFSM à participação nos encontros do Obitel (Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva), financiado pelo Globo Universidade; e nos encontros da Intercom e da Compós.
Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 03
Temas de pesquisa e orientação:
- Ação autopromocional
- Ação promocional
- Análise Semiótica e Discursiva
- Publicidade televisual
Maria Ivete Trevisan Fossá
fossa@terra.com.br
http://lattes.cnpq.br/0718561583412717
Formação: Doutorado em Administração UFRGS, período 1998-2003.
Participação institucional na área: Tutora do PET -CISA em Ciências Socias da UFSM.
Conselho editorial: Intexto (UFRGS), Revista Ciências da Administração da UFSC; Cadernos de Comunicação e Animus da UFSM.
Financiamento a projeto de pesquisa: “Apropriação do Fazer Midiático por Associações das Rádios Comunitárias” pelo MEC/SESU/PROEXT.
Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 03
Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria em 2011: 03
Temas de pesquisa e orientação:
- Espaço público
- Comunicação institucional
- A comunicação e as relações de trabalho
- Gênero, Valores e Comprometimento Organizacional
Rejane Oliveira Pozobon
rejane.op@terra.com.br
http://lattes.cnpq.br/4513978248449141
Formação: Doutorado em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007).
Participação institucional na área: Membro do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura, diretório CNPq – UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos do Jornalismo”, CNPq – UFSM.
Conselho editorial: LAV, Animus, Comunicação Midiática.
Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 02
Orientações na Graduação: 04
Temas de pesquisa e orientação:
- Opinião Pública
- Comunicação e espaço público
- Representações midiáticas
- Estratégias de Comunicação
Sandra Rubia da Silva
sandraxrubia@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4513978248449141
Formação: Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche no University College London (2006-2010).
Participação institucional na área: Membro da Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Coordenadora do GT “História da Mídia Digital” (Encontro Nacional de História da Mídia). Pesquisadora-membro da Rede DIRSI (Diálogo Regional Sobre Sociedade da Informação).
Conselho editorial: Revista Brasileira de História da Mídia (Rede ALCAR) e Revista Diálogo (Unilasalle – Canoas, RS).
Consultoria Parecerista ad-hoc dos periódicos Teoria & Sociedade (UFMG); Animus (UFSM); E-Compós (Brasília) e International Review of Social Research (Universidade de Bucareste – Romênia).
Financiamento a projeto de pesquisa: CNPq
Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria: 04
Temas de pesquisa e orientação:
- Práticas de consumo on-line
- Estratégias comunicacionais na internet
- Consumo e mídias digitais
- Cibercultura e materialidades da comunicação
- Consumo e camadas populares
- Estratégias de apropriação de tecnologias de comunicação e informação para a inclusão social
Viviane Borelli
viviborelli10@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4513978248449141
Formação: Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (2003-2007).
Participação institucional na área: Comitê avaliador do GP de Jornalismo Impresso da Intercom. Coordenadora do curso de Jornalismo da UFSM.
Conselho editorial: Dito Efeito-UTFPR.
Consultoria: Parecerista ad hoc das revistas Sociais e Humanas, Animus, Vozes e Diálogo.
Financiamento a projeto de pesquisa: Fapergs (PQGaúcho 2011/2013)
Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria: 08
Temas de pesquisa e orientação:
- Midiatização das práticas sociais
- Estratégias discursivas da mídia
- Produção, circulação e reconhecimento dos discursos midiáticos
- Jornalismo impresso