Mídia e Estratégias Comunicacionais

Eugenia Mariano da Rocha Barichello


eugeniabarichello@gmail.com 

http://lattes.cnpq.br/1075373845442641

Produtividade em Pesquisa – PQ 2

Formação: Pós-doutorado em andamento, na University College London (UK), Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1997-2000)

Participação institucional na área: Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação em Contextos Organizacionais da Compós e Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRACORP)

Conselho editorial: ALAIC, INTERIN, Culturas Midiáticas e Questões Transversais

Consultoria: MCT/CNPq/MEC/CAPES;PROBIC/FAPERGS/PUCRS;MCT/CNPq;CAPES/FUNDAÇÃO CAROLINA; PIBITI/CNPq/PUCRS; CNPq -DT 2010; CAPES; CNPq.

Financiamento a projeto de pesquisa: Edital 09/2012 FAPERGS-CAPES, para quatro anos, destinados a bolsas de pós-doutorado e Edital Pró-equipamentos institucional. Coordenou o Projeto Auxílio Eventos/ FAPERGS/2013 – financiamento para a realização do V SIPECOM e Rede AUXI – CAPES/MINCYT – 1057/13, executado entre a Universidade de Buenos Aires e a Universidade de Quilmes (Argentina),  a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade do Rio Grande do Sul (Brasil).

Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 02

Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria: 02

Temas de pesquisa e orientação:

  • Estratégias de Comunicação Institucional em ambientes digitais
  • Estratégias e práticas institucionais midiatizadas
  • Estratégias institucionais e organizacionais em redes sociais digitais
  • Estratégias comunicacionais em mídias sociais digitais
  • Estratégias de visibilidade e legitimação em mídias digitais

Maria Lília Dias de Castro


mlilia@terra.com.br 

http://lattes.cnpq.br/8927752518456308

Formação: Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle (2005-2006). Doutorado em Letras pela USP (1985-1990). Mestrado em Letras pela UFRGS, em 1981.

Participação institucional na área: Coordenadora do Grupo de pesquisa Comunicação audiovisual (ComTV), diretório do CNPq; membro da Linha de Pesquisa Mídia e Estratégias Comunicativas, UFSM.

Conselho editorial: Coordenação e membro do conselho editorial da Coleção Estudos sobre o audiovisual, Editora Sulina; membro dos conselhos editoriais das revistas Intexto e Em Questão (UFRGS), Animus (UFSM).

Parecerista das revistas: Animus (UFSM), Em Questão (UFRGS) e Intexto (UFRGS); de instituições como SBPC, e Intercom (GT Publicidade e Propaganda).

Financiamento a projeto de pesquisa: Apoio da UFSM à participação nos encontros do Obitel (Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva), financiado pelo Globo Universidade; e nos encontros da Intercom e da Compós.

Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 03

Temas de pesquisa e orientação:

  • Ação autopromocional
  • Ação promocional
  • Análise Semiótica e Discursiva
  • Publicidade televisual

Maria Ivete Trevisan Fossá


fossa@terra.com.br 

http://lattes.cnpq.br/0718561583412717

Formação: Doutorado em Administração UFRGS, período 1998-2003.

Participação institucional na área: Tutora do PET -CISA em Ciências Socias da UFSM.

Conselho editorial: Intexto (UFRGS), Revista Ciências da Administração da UFSC; Cadernos de Comunicação e Animus da UFSM.

Financiamento a projeto de pesquisa: “Apropriação do Fazer Midiático por Associações das Rádios Comunitárias” pelo MEC/SESU/PROEXT.

Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 03

Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria em 2011: 03

Temas de pesquisa e orientação:

  • Espaço público
  • Comunicação institucional
  • A comunicação e as relações de trabalho
  • Gênero, Valores e Comprometimento Organizacional

Rejane Oliveira Pozobon


rejane.op@terra.com.br 

http://lattes.cnpq.br/4513978248449141

Formação: Doutorado em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007).

Participação institucional na área: Membro do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura, diretório CNPq – UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos do Jornalismo”, CNPq – UFSM.

Conselho editorial: LAV, Animus, Comunicação Midiática.

Orientações de Dissertação no Mestrado em 2011: 02

Orientações na Graduação: 04

Temas de pesquisa e orientação:

  • Opinião Pública
  • Comunicação e espaço público
  • Representações midiáticas
  • Estratégias de Comunicação

Sandra Rubia da Silva


sandraxrubia@gmail.com 

http://lattes.cnpq.br/4513978248449141

Formação: Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche no University College London (2006-2010).

Participação institucional na área: Membro da Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Coordenadora do GT “História da Mídia Digital” (Encontro Nacional de História da Mídia). Pesquisadora-membro da Rede DIRSI (Diálogo Regional Sobre Sociedade da Informação).

Conselho editorial: Revista Brasileira de História da Mídia (Rede ALCAR) e Revista Diálogo (Unilasalle – Canoas, RS).

Consultoria Parecerista ad-hoc dos periódicos Teoria & Sociedade (UFMG); Animus (UFSM); E-Compós (Brasília) e International Review of Social Research (Universidade de Bucareste – Romênia).

Financiamento a projeto de pesquisa: CNPq

Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria: 04

Temas de pesquisa e orientação:

  • Práticas de consumo on-line
  • Estratégias comunicacionais na internet
  • Consumo e mídias digitais
  • Cibercultura e materialidades da comunicação
  • Consumo e camadas populares
  • Estratégias de apropriação de tecnologias de comunicação e informação para a inclusão social

Viviane Borelli


viviborelli10@gmail.com 

http://lattes.cnpq.br/4513978248449141

Formação: Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (2003-2007).

Participação institucional na área: Comitê avaliador do GP de Jornalismo Impresso da Intercom. Coordenadora do curso de Jornalismo da UFSM.

Conselho editorial: Dito Efeito-UTFPR.

Consultoria: Parecerista ad hoc das revistas Sociais e Humanas, Animus, Vozes e Diálogo.

Financiamento a projeto de pesquisa: Fapergs (PQGaúcho 2011/2013)

Bolsas de Iniciação Científica, Orientação de TCC ou Tutoria: 08

Temas de pesquisa e orientação:

  • Midiatização das práticas sociais
  • Estratégias discursivas da mídia
  • Produção, circulação e reconhecimento dos discursos midiáticos
  • Jornalismo impresso