E-books

Pesquisa em recepção – Relatos da II Jornada Gaúcha

A obra reúne reflexões de professores, pesquisadores e alunos de Programas de Pós-graduação em Comunicação do Rio Grande do Sul e de São Paulo acerca da pesquisa em Recepção. Ao todo, são 13 artigos produzidos a partir de palestras e resultados de pesquisa que foram inicialmente apresentados na II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, que aconteceu em 2014 na Universidade Federal de Santa Maria. O obra conta com reflexões de autores da USP, UFSM, UFRGS, Unisinos e UFPel sobre o processo de recepção midiática em múltiplas abordagens teórico-metodológicas.

Imagem: estratégia, discurso e sentido

O Ebook é uma iniciativa dos participantes do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Imagem Fabiano Maggioni, Doutor, Magnos Cassiano Casagrande, Mestre (ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM), e do Professor Dr. Adair Caetano Peruzzolo, coordenador do grupo de pesquisa e professor do POSCOM/UFSM. Esta publicação faz circular uma dúzia de textos, cujo objeto empírico é a imagem. Dois deles são de pesquisadores que participaram de avaliações e prestigiaram os trabalhos do grupo, Norberto Minguez e Ximena A. Carreras Doallo. Os outros dez são textos de participantes efetivos do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imagem, com análises de objetos de suas respectivas áreas de formação: “Jornalismo, Tevê e Foto” e “Publicidade e Propaganda”. O Ebook é fruto de um esforço coletivo, os que estudaram, os que pesquisaram, os que estimularam e os que tornaram possível pelos recursos alocados. Persegue-se o objetivo de fazer circular ideias para ensejar trocas de teorias e metodologias que façam avançar a análise e compreensão desta questão nuclear da nossa cultura, que é a imagem.

 

Práticas e Discursos Midiáticos

E-Book Práticas e Discursos Midiáticos

O e-book reúne textos oriundos de extensas pesquisas realizadas por dez alunos do Programa  de Pós-graduação em Comunicação da UFSM, que defenderam suas dissertações no início de  2011. Sob a chancela de diversos vieses teórico-metodológicos, os autores deslindam as  práticas, fluxos e implicações de transitar no que conhecemos por “sociedade midiática”, em  que os meios adquirem protagonismo fundante na estruturação do espaço público, na  configuração das identidades e na legitimação das instituições. A diversidade temática das  pesquisas apresentadas no livro sugere a amplitude da questão e aponta a contribuição do  POSCOM/UFSM para investigá-la. A obra é resultado de um esforço coletivo do corpo docente e  discente do POSCOM para socialização da pesquisa e progressão nos estudos com ênfase na  “Comunicação Midiática”, área de concentração do Programa.

 

Comunicação Organizacional e Cidadania

E-Book Comunicação Organizacional e Cidadania

A obra reúne artigos de alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Comunicação da UFSM e é resultado dos estudos realizados no Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional UFSM/CNPq, com a orientação da professora Doutora Maria Ivete Trevisan Fossá. O e-book tem o propósito de apresentar um conjunto de reflexões acerca da comunicação, fazendo um recorte sobre a comunicação organizacional e suas interfaces, perpassando também o âmbito da comunicação e cidadania. No conjunto, os textos que compõem esta publicação representam um olhar sobre as transformações percebidas na atualidade, nos contextos institucionais e comunitários, sob a lógica da comunicação midiática, com uma atenção às pessoas, importantes atores na constituição das organizações empresariais e comunitárias.