Intercâmbios Nacionais

Participação no Observatório Ibero Americano de Ficção

O Observatório Ibero Americano de Ficção, OBITEL, é uma rede internacional que reúne várias instituições. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM participa do Obitel desde 2008, por intermédio da professora Veneza Veloso Mayora Ronsini. Também a professora Elizabeth Bastos Duarte (UFSM) participou da coordenação da pesquisa Narrativas televisuais: reconfigurações decorrentes da transmidiação realizada pelo Observatório no período entre março de 2012 e março de 2013. Desde 2014, docentes do POSCOM passaram a constituir um grupo próprio de pesquisa vinculado à Rede Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva, coordenado pela professora Veneza Veloso Mayora Ronsini. Também compõe o grupo da UFSM, a professora Liliane Dutra Brignol, docente permanente do POSCOM, além da professora Laura Storch, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, assim como as pós-graduandas Camila Marques (doutoranda PPG Comunicação – UFSM), Laura Roratto Foletto (mestranda PPG Comunicação – UFSM), e a acadêmica Luiza Betat Corrêa (bolsista PET– Comunicação UFSM).

A Rede Obitel Brasil, coordenada pelas professoras Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Maria Cristina Palma Mungioli (ambas do CETVN - CENTRO DE ESTUDOS DE TELENOVELA da ECA – USP), é composta por cerca de 70 investigadores que atuam em universidades e centros de pesquisa espalhados por cinco estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo). A origem do OBITEL Brasil remonta ao I Encontro Nacional OBITEL - A Pesquisa da Ficção Televisiva no Brasil (São Paulo, de 26 a 28 de novembro de 2007) e ao IV Seminário Internacional do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva OBITEL (Rio de Janeiro, 23 a 25 de julho de 2008).

Convênio de Cooperação Institucional UFSM e UFRGS

No plano nacional, destaca-se também o intercâmbio com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir de convênio que prevê que cinco alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS possam cursar disciplinas no POSCOM/UFSM por semestre e vice- versa, estimulando parcerias entre os dois Programas da área.

Intercâmbios Internacionais

No âmbito internacional, devido à localização estratégica da UFSM, o Programa visa promover ações que contribuam especialmente para implementar e consolidar fortes relações com universidades e pesquisadores latino-americanos. Mas também desenvolve parcerias e diálogos com universidades e pesquisadores europeus e anglo-saxões.

Convênio com Universidades Argentinas  - Programa CAPES/MINCYT

O Programa de Pós-graduação em Comunicação implementou em 2013 a proposta aprovada no ano anterior referente ao Edital CAPES CGCI n° 029/2012 Programa CAPES/MINCYT (Processo Capes Mincyt 10572013, processo no. 23038.0028822013-49), coordenado pela professora Eugenia Mariano da Rocha Barichello. A proposta aprovada intitula-se “Tendências e usos das tecnologias de informação e comunicação. Perspectivas das ciências da Comunicação e da Informação” e envolveu até 2015 atividades de uma rede de pesquisadores em missões de trabalho, missões de estudo e realização de estágios pós-doutorais e doutorados sanduíche de brasileiros na Argentina e de argentinos no Brasil. Os programas participantes da proposta, ademais do programa da UFSM, são o Programa de pós-graduação em Extensão Rural, também da UFSM, e o programa de pós-graduação em Informação e Comunicação da UFRGS.

Convênio com a Universidade Nacional de La Plata na Argentina

Um contato proporcionado pela pesquisadora Lila Luchessi (Conycet, UBA e UNRN) durante a estadia da professora Ada Machado Silveira (POSCOM/UFSM) em seu estágio pós-doutoral proporcionou o encontro com o Dr. Cezar Tato Díaz da Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Por convite seu, a pesquisadora da UFSM participou das Jornadas “La Comunicación está de Historia”, organizada pela Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la Universidad Nacional de La Plata, em 12 e 13 de novembro de 2015, oportunidade em que apresentou o texto intitulado “Un saber contra la barbárie: inicios de la popularización de la ciência en el espacio platino de Uruguay e Brasil“, posteriormente publicado pela revista Improntas de la Historia y de la Comunicación (ISSN 2469-0457). A professora foi posteriormente convidada a integrar o Conselho Editorial. A revista é editada pelo Centro de Estudios en Historia / Comunicación / Periodismo / Medios (CEHICOPEME) de la Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la Universidad Nacional de La Plata, Argentina. A conformação do corpo editorial foi aprovada pela Resolução no. 224/2015 do Conselho Diretivo da instituição. Ademais dessas atividades, o grupo está articulando um Programa de pesquisas comum em torno de temas de História do Jornalismo Comparado Argentina-Brasil.

Convênio com a Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM)

Desde 2012 iniciou o Programa Piloto de Mobilidade Acadêmica de Alunos de Pós-Graduação no âmbito das IES Pertencentes à Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), da qual participam Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O Programa de intercâmbio discente e docente, Programa Escala , também já está consolidado em nível de graduação em Comunicação na UFSM. Em 2013, o Programa recebeu a acadêmica de Mestrado Maria Liz Benitez Almeida, pela AUGM.

Convênio com a Universidade Beira-Interior

Dando continuidade às atividades de parceria e diálogo com a Universidade Beira-Interior (Portugal), via convênio implementado em 2013, foi lançado em 30 de abril de 2015 o livro “Novos Media e Novos Públicos” organizado pelos professores Flavi Ferreira Lisboa Filho (POSCOM) e Gisela Gonçalves (UBI). A obra trata da importância da construção de relações entre as organizações e os públicos em ambiente web no conjunto de textos reunidos, cuja autoria é de investigadores portugueses e brasileiros. A publicação constitui o terceiro volume da coleção “Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas”, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional na contemporaneidade.

Convênio com a Universidade do Aveiro

Em 2015, a ação deste convênio foi o planejamento do livro “Estudos culturais e interfaces: objetos, metoologias e desenhos de investigação”, a partir da seleção de textos de pesquisadores brasileiros e portugueses, a ser publicado em 2016 pelo Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades do Aveiro e do Minho. O professor Flavi Ferreira Lisboa Filho do POSCOM participou da organização do livro.

Convênio com a Karlstad University (Suécia)

O convênio com a Karlstad University (Suécia) iniciou com a participação da doutoranda do Department of Geography Media and Communication Paola Sartoretto em aulas da graduação e pós-graduação no Poscom. A doutoranda integra também o Grupo de Pesquisa Comunicação, Políticas Públicas e Cidadania, liderado pela professora Rosane Rosa (POSCOM/UFSM). O acordo de cooperação firmado em 2011 através do Memorando de Entendimento entre a Universidade de Karlstad e a Universidade Federal de Santa Maria prevê o intercâmbio de discentes e docentes e produções conjuntas entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e o Departamento de Geografia, Mídia e Comunicação da Universidade de Karlstad.


 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2