Refere-se às estratégias que agem como promotoras da articulação e de organização entre a esfera midiática e os demais campos sociais. Essas estratégias envolvem as relações do campo das mídias com os demais campos, especialmente as estratégias que este campo aciona, ou dele são tomadas como empréstimo, para construir o espaço público contemporâneo, para assegurar a presença das instituições no espaço público e para instituir algumas formas de vínculo social entre as instituições e os usuários de suas ofertas. Agrega as pesquisas de docentes que trabalham com a gestão da comunicação, modelos de comunicação institucional; estudo de suportes; novas formas de suportes e ambientes comunicacionais, dimensões macro analíticas da indústria cultural e seus efeitos na realidade social; relações da cultura das mídias com temporalidades e espacialidades.

 

Áreas de interesse da linha:

Mídia e efeitos de sentido – mídia e espaço público – suportes midiáticos – mídia, ideologia e ética – estratégias de comunicação organizacional – linguagens visuais e produção de sentido.

 

Docentes da linha:
Dra. Aline Roes Dalmolin;
Dra. Eugenia M. M. R. Barichelo;
Dra. Juliana Petermann;
Dra. Maria Ivete Trevisan Fossá;
Dra. Maria Lilia Dias de Castro;
Dra. Rejane de Oliveira Pozobon;
Dra. Sandra Rúbia da Silva;
Dra. Viviane Borelli.
 

Para acessar as dissertações referentes a cada linha de pesquisa clique aqui. Para as teses clique aqui.


 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2