Para obter o título de Doutor pelo POSCOM, o discente deve cursar 36 créditos. Se o Mestrado foi realizado na área da Comunicação, o aluno cursará no mínimo 8 créditos em Disciplinas Obrigatórias e quatro créditos em Disciplinas Eletivas e/ou Atividades Complementares. Se o Mestrado foi realizado em outra área, o número de créditos a serem cumpridos dependerá de avaliação da Coordenação, para a verificação da possibilidade de aproveitamento.

O aluno deve ter aprovação no Teste de Suficiência em duas línguas estrangeiras (Inglês, Alemão, Espanhol ou Francês), podendo ser aproveitada a suficiência do Mestrado, com base em normas da instituição e do Programa.

Cumpridos, no mínimo 75% dos créditos requeridos, o discente fará a qualificação de seu trabalho perante uma banca definida pelo regulamento do Programa e, após, o trabalho será submetido à defesa final.

Créditos para titulação: 36

Tempo médio indicado: 40 meses

Tempo máximo para permanência: 48 meses

Disciplinas Obrigatórias: 8 créditos

 

Disciplinas Obrigatórias (comuns às duas Linhas de Pesquisa)

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (COM900) – 4 créditos

METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO (COM901) – 2 créditos

TEORIAS E EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO (COM914) – 4 créditos

SEMINÁRIOS DE PESQUISA (COM911) – 4 créditos

SEMINÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA II (COM915) – 4 créditos

ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO E TESE (EDT001)


Disciplinas Eletivas (comuns ao Mestrado e Doutorado)

MÍDIA, DISCURSOS E IDENTIDADE (COM903) – 4 créditos

MÍDIA E CONSUMO CULTURAL (COM904) – 4 créditos

COMUNICAÇÃO E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS (COM913) – 4 créditos

REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS (COM905) – 4 créditos

ESTRATÉGIAS SEMIOLÓGICAS DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS (COM910) – 4 créditos

PROCESSOS MIDIÁTICOS E TERRITORIALIDADES (COM908) – 4 créditos

MÍDIA E ESTRATÉGIAS DE IMAGEM (COM907) – 4 créditos

COMUNICAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO (COM906) – 4 créditos

MÍDIA E PLURALISMO (COM909) – 4 créditos

 

Disciplinas Eletivas (exclusivas do Doutorado)

Linha de Pesquisa: Mídia e Identidades Contemporâneas

MÍDIA, CULTURA E IDENTIDADES (COM916) – 4 créditos

JORNALISMO, IDENTIDADES E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS (COM 917) – 4 créditos

 

Linha de Pesquisa: Mídia e Estratégias Comunicacionais

SEMIÓTICA DISCURSIVA: APLICAÇÕES AO AUDIOVISUAL (COM918) – 4 créditos

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (COM919) – 4 créditos


Atividades Complementares (comuns às duas Linhas de Pesquisa)

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO III (COM922) – 4 créditos

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO IV (COM923) – 4 créditos

DOCÊNCIA ORIENTADA III (APG305) – 1 crédito

DOCÊNCIA ORIENTADA IV (APG306) – 1 crédito

ESTUDOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO I (COM920) – 4 créditos

ESTUDOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO II (COM921) – 4 créditos

 

Sequência curricular recomendada para doutorandos com Mestrado na área de Comunicação

Sequência curricular recomendada para doutorandos com Mestrado em áreas afins


 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2