A estrutura curricular e a oferta de disciplinas do Programa De Pós-Graduação em Comunicação da UFSM organizam-se a partir das Linhas de Pesquisa, que expressam as ênfases temáticas e as perspectivas teóricas vigentes no Programa e procuram facilitar a integração entre docentes e discentes, respeitando a especificidade de cada uma das linhas. São essas linhas que orientam o percurso do acadêmico, na escolha de disciplinas que o pós-graduando deve seguir na obtenção dos créditos requeridos. Esse percurso deve ser organizado em conjunto pelo aluno e pelo orientador, por meio de um Plano de Estudo.

As disciplinas ofertadas pelo POSCOM são organizadas em três grupos: Obrigatórias, Eletivas e Atividades Complementares. Conheça a ementa das disciplinas aqui.

Os créditos em Atividades Complementares devem ser obtidos como condição prévia para a defesa da dissertação ou tese e podem ser obtidos ao longo do percurso do discente, devendo estas atividades serem acordadas com o orientador e obterem o aval do Colegiado do POSCOM.

A programação das disciplinas a serem ofertadas a cada semestre, pela coordenação, se dá no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico e será divulgada aos alunos com antecedência. A oferta de disciplinas obrigatórias e atividades complementares é constante, entretanto as disciplinas eletivas podem ser ofertadas ou não a cada semestre. Assim, o aluno deverá ir revisando e modificando seu Plano de Estudos ao longo do curso, caso existam modificações na oferta.

Confira as estruturas curriculares específicas para os cursos de Mestrado e Doutorado do POSCOM:

Mestrado

Doutorado


 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2