TEORIAS DA COMUNICAÇÃO – 60 horas (4 créditos)

O campo da comunicação: correntes teóricas e tendências. Teoria social e mídia. Contribuições da teoria marxista para o campo da Comunicação: conceitos e reinterpretações. Contribuições dos Estudos Culturais Latino-americanos e Anglo-americanos. Contribuições da Semiologia. Contribuições do paradigma midiológico.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO – 30 horas (2 créditos)

A disciplina dedica-se a abordagens temáticas contemporâneas consideradas pertinentes às necessidades teórico-metodológicas dos projetos em desenvolvimento no programa. Tem por objetivo localizar o aluno quanto ao seu objeto de análise, os métodos e técnicas e a estrutura do trabalho de pesquisa.

 

SEMINÁRIOS DE PESQUISA – 60 horas (4 créditos)

Fundamentação teórica e metodológica do trabalho acadêmico. Definição de corpus; aspectos formais e normativos; redação, revisão e defesa de artigos, comunicações e da dissertação de mestrado. Promoção de discussões acerca da elaboração do trabalho científico; construção de artigos, comunicações e trabalho dissertativo dos alunos; perspectivas teóricas e metodológicas acerca dos problemas de pesquisa. Subsidiar os mestrandos na elaboração formal de suas dissertações visando à defesa pública do trabalho.

 

TEORIAS E EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO (4 créditos)

Cenários da epistemologia. Epistemologia da comunicação. Condição relacional da comunicação com outros campos do conhecimento. Desafios teóricos contemporâneos do campo da comunicação.

 

SEMINÁRIOS DE PROJETO DE PESQUISA II – 60 horas (4 créditos)

Fundamentação teórico metodológica dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes do Doutorado. Formulação da tese de doutorado.

 

ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO E TESE (EDT)

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado sob orientação do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração da dissertação.