PESQUISA ORIENTADA – 60 horas (4 créditos)

Atividades de pesquisa realizadas junto aos grupos de pesquisa dos diferentes docentes.

 

Linha de Pesquisa: Mídia e Identidades Contemporâneas

 

MÍDIA, CULTURA E IDENTIDADES – 60 horas (4 créditos)

As contribuições de Raymond Williams. O materialismo cultural e seus conceitos. O materialismo cultural na prática. As contribuições de Stuart Hall. O diálogo com o estruturalismo e com o culturalismo.

 

MÍDIA, DISCURSO E IDENTIDADE – 60 horas (4 créditos)

Mídia, linguagem, discurso, circulação da cultura e do conhecimento. Fronteira disciplinar e identidade. Teoria do/de discurso (percurso teórico, origem); principais tendências contemporâneas em análises discursivas.

 

MÍDIA E CONSUMO CULTURAL – 60 horas (4 créditos)

A disciplina aborda o consumo da cultura quando ela engloba a recepção ativa das mídias e o processo de redefinição do senso de pertencimento e identidade, organizado cada vez menos por lealdades nacionais e cada vez mais pela participação em comunidades transterritoriais ou desterritorializadas.

 

COMUNICAÇÃO E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS – 60 horas (4 créditos)

A relação das mídias e tecnologias digitais no cenário da globalização. Diversidade cultural e mídias. Consequências da ação midiática no processo de constituição e/ou representação das identidades no mundo contemporâneo.

 

REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS – 60 horas (4 créditos)

A disciplina aborda a aplicação das Teorias da Representação aos processos midiáticos. O estatuto representacional do texto midiático. O legado das representações. Representação, identidade, espaço e tempo. Representação e transtextualidade. Intertextualidade, representação e memória. Representação. Imagem, sujeito e objeto. O consumo das representações midiáticas. Representação e indústrias culturais. Representação e virtualidade.

 

JORNALISMO, IDENTIDADES E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS – 60 horas (4 créditos)

O jornalismo e sua relação com a pluralidade de mundos sociais e a representação das diferenças. Jornalismo como mediação sócio-cultural. As relações entre jornalismo e cultura. A narrativa jornalística. A representação das diferenças na imprensa. A constituição das identidades na mídia. Estereótipos e constituição do Outro.


 

Linha de Pesquisa: Mídia e Estratégias Comunicacionais

 

ESTRATÉGIAS SEMIOLÓGICAS DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS – 60 horas (4 créditos)

Prática de análise semiológica de discursos midiáticos segundo as teorias da Teoria da Enunciação, Análise dos Discursos, Semiótica Narrativa. A organização discursiva e a análise discursiva. Construção dos sentidos.

 

PROCESSOS MIDIÁTICOS E TERRITORIALIDADE – 60 horas (4 créditos)

Os processos midiáticos e a transformação da constituição espacial da vida social e institucional, no contexto da nova ordem tecnocultural mundial e suas repercussões locais. A articulação entre os conceitos relativos à noção de território e/ou espaço, tais como territorialização, desterritorialização e reterritorialização e a atuação midiática contemporânea.

 

MÍDIA E ESTRATÉGIAS DE IMAGEM – 60 horas (4 créditos)

Análise dos valores narrativos e discursivos e das diferentes mobilizações da imagem em circulação nos meios de comunicação social. Consideração do aparelho formal de comunicação, da enunciação e das representações O campo das mídias e a produção dos sentidos.

 

COMUNICAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO – 60 horas (4 créditos)

As transformações no espaço público e na natureza dos vínculos sociais a partir do fenômeno da aceleração tecnológica e dos fluxos de informação. Estudo dos vínculos entre o fenômeno da comunicação e as recentes transformações na cultura contemporânea, na qual as sociedades em rede se determinam através de trocas simbólicas.

 

MÍDIA E PLURALISMO – 60 horas (4 créditos)

A disciplina propõe uma análise das visões de multiculturalidade e de globalização veiculadas na mídia, nas quais a afirmação da pluralidade dos mundos sociais convive com a crescente diminuição dos limites entre as culturas. Ênfase na dinâmica Igualdade/Diferença e Universal/Relativo frente à compressão espaço-temporal da modernidade tardia.

 

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA – 60 horas – (4 créditos)

A escolha estratégica. As lógicas institucionais da comunicação midiática. A comunicação midiática na construção do universo simbólico. O uso de estratégias midiáticas por instituições não midiáticas.

 

SEMIÓTICA DISCURSIVA: APLICAÇÕES AO AUDIOVISUAL – 60 horas (4 créditos)

Valor heurístico de metodologias de inspiração semiótica empregadas na compreensão dos fenômenos comunicacionais midiáticos. Proposições teóricas da semiótica aplicadas ao campo da comunicação. Aplicações metodológicas da semiótica.