Líderes: Dr.ª Veneza Mayora Ronsini e Dr.ª Sandra Dalcul Depexe

O grupo tem funcionado desde 1994, quando o líder atuava na Tutoria do Grupo PET. A participação estudantil no grupo inclui alunos petianos, alunos de graduação, alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos do PPGCOM (desde 2006). O grupo possui sala para trabalho e orientação individual, além de compartilhar o laboratório de hipermídia, onde é realizado o treinamento do grupo no software Nvivo, adquirido com recursos de edital universal do CNPq. Inúmeros projetos de pesquisa foram finalizados com o apoio de órgãos de fomento (Fapergs, CNPq e CAPES) e parceria com UFRGS/RS, PUC/RS, USP/Rede Globo.

Linhas de pesquisa:

- Processos de recepção e consumo dos meios de comunicação tecnológicos: propõe realizar trabalhos empíricos e teóricos acerca do escrutínio dos usos sociais dos meios de comunicação, concentrando-se nas seguintes questões: mediação do habitus de classe e dos capitais; exame das práticas culturais e da socialização dos agentes na vida cotidiana e sua relação com o consumo da televisão; estudo das relações entre o imaginário da televisão e as representações de classe e de gênero construídas pelos atores sociais;

- Recepção e convergência: Objetiva compreender os processos de consumo cultural na sociedade em rede, incluindo a interatividade do receptor/usuário nas mídias digitais e os processos de produção e circulação midiáticos na cultura da convergência.

Links Importantes

capes 72012 RGB