Líderes: Dr. Flavi Ferreira Lisbôa Filho e Dr.ª Ana Luiza Coiro Moraes.

O grupo tem como pressuposto a compreensão da cultura como uma esfera do sentido que unifica os setores da produção e das relações sociais e pessoais. Tal visão se ampara no viés teórico-metodológico interdisciplinar que caracteriza os Estudos Culturais, cuja vocação para orientar pesquisas no campo da comunicação consolidou-se ao longo das muitas investigações acadêmicas e cuja utilização, mais das vezes de caráter qualitativo e empírico, vem operacionalizando o diálogo entre as estratégias de produção e o consumo cultural. As pesquisas deste grupo trazem em seu bojo questões étnicas, de gênero e sexualidade, identidades culturais, contemporaneidade e globalização, além de pesquisas sobre consumo, recepção, circulação e de produção dos sentidos, especialmente no âmbito cultural de produção midiática e dos processos audiovisuais. Também são acolhidas temáticas pertinentes à memória e à história, principalmente se articuladas à mídia.

Linhas de pesquisa:

- Estudos culturais, mídia e identidades contemporâneas: Por meio de uma hermenêutica da cultura se problematiza as representações identitárias, em especial de grupos sociais minoritários, promovidas pela mídia, seja em âmbito regional ou nacional ou internacional, de objetos de pesquisa inscritos na rubrica das audiovisualidades.

- Estudos culturais, patrimônio cultural e memória: Esta linha de pesquisa articula as instâncias da cultura (e sua produção), do patrimônio e da identidade, por vezes, sob a égide da memória, considerando o aporte teórico-metodológico dos estudos culturais.

- Estudos Culturais e produtos midiáticos: Dedica-se à análise dos produtos midiáticos na contemporaneidade globalizada, (re)elaborando simbolicamente questões étnicas, de gênero e sexualidade, identidades culturais e suas representações, sob a guarida dos estudos culturais.

 

 

Site: Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades


 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2