Líder: Dr.ª Sandra Rubia da Silva e Dr. Leandro Stevens.

O grupo de pesquisa centra suas reflexões nos processos de consumo, entendidos fundamentalmente como uma prática cultural, em sua articulação com o universo das culturas digitais. Estas são percebidas como um potencializadoras de novas formas de sociabilidade e participação que integram os âmbitos online e offline da vida social. Fundamentalmente, os dispositivos relacionados ao universo digital e os processos a eles relacionados são entendidos como artefatos culturais e, portanto, indissociáveis dos contextos sociais, históricos, políticos e culturais que os envolvem. São também analisados em sua materialidade, na perspectiva de que as relações entre pessoas e objetos são relevantes para o entendimento das práticas de consumo por um viés sociocultural. As atividades do grupo tiveram início em 30 de outubro de 2012 com reuniões semanais. A partir de 2013, as reuniões passaram a ser quinzenais.

Linhas de pesquisa:

- Cibercultura, consumo e camadas populares

- Consumo, poder e comunicação pública

- Consumo, práticas de leitura e marketing editorial digital

- Estratégias de apropriação de mídias digitais para a inclusão social

 

Site: Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais


 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2