Líderes: Dr.ª Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello e Dr.ª Maria Ivete Trevisan Fossá.

Criado em 1995, o grupo tem procurado sistematizar atividades de pesquisa nas áreas de comunicação institucional e organizacional focando especialmente as relações comunicacionais entre as instituições e as organizações e a esfera midiática.

Linhas de pesquisa:

- Comunicação e cidadania: objetiva investigar teórica e metodologicamente as estratégias de comunicação desenvolvidas pelos diferentes atores e campos sociais que tenham como foco questões ligadas a cidadania, como os movimentos sociais e as políticas públicas de democratização de produção e acesso à comunicação, e os veículos de comunicação comunitária, popular e/ou alternativa;

- Comunicação institucional e educação superior: objetiva analisar teórica e metodologicamente os processos comunicacionais que ocorrem no ambiente das instituições de educação superior por meio de uma variedade de estratégias comunicacionais. Esses processos são investigados em diferentes níveis: institucional, nacional, regional, internacional e no ensino à distância (virtual);

- Comunicação institucional e visibilidade midiática: objetiva investigar teórica e metodologicamente a comunicação institucional, tomando como principal pressuposto as relações estabelecidas entre a visibilidade e a legitimidade das instituições e a comunicação midiática;

- Estratégias comunicacionais em dispositivos midiáticos: objetiva investigar as interfaces entre o ambiente midiático e as estratégias comunicacionais utilizadas por atores sociais individuais e coletivos;

- Estratégias de Comunicação e Desenvolvimento Local/Regional/Territorial: objetiva investigar teórica e metodologicamente as estratégias de comunicação desenvolvidas por organizações e instituições, públicas e privadas, voltadas para o desenvolvimento local/regional/territorial. Temáticas: estratégias de comunicação pública; estratégias de comunicação em função da mobilização social e da cidadania; estratégias de comunicação em função da identidade territorial; estratégias de comunicação institucional e organizacional em função das ruralidades contemporâneas.


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