Home - SITE POSCOM - UFSM

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da UFSM dilvulgou, hoje (15/08), as leituras obrigatórias indicadas para a seleção de mestrado deste ano (ingresso em 2019). A lista aponta duas obras específicas para cada linha de pesquisa, e uma referente à área de concentração do programa que é comum a todos os candidatos.

 

Área de Concentração

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

 

Linha de Pesquisa: Mídias e Identidades Contemporâneas

ORTIZ, Renato. Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo. São Paulo: Boitempo, 2015.

MARTÍN-BARBERO, Jesús; CORONA BERKIN, Sarah. Ver con los otros: comunicación intercultural. México: Fondo de Cultura Económica, 2017.

 

Linha de Pesquisa: Mídias e Estratégias Comunicacionais

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Brasil: Editora Aleph, 2014.

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM) divulga edital de processo seletivo para concessão de bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado, conforme Portaria CAPES/MEC nº. 086 de 3 de julho de 2013. O edital com as informações e exigências para a seleção pode ser acessado aqui. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de agosto de 2018.

 

Começa na próxima quarta-feira (1º/08), o I Aquenda de Comunicação, Gêneros e Sexualidades na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/ UFRGS). Para a mesa de abertura, que terá como tema “Comunicação, gêneros e sexualidades: por uma historiografia crítico-reflexiva”, foram convidados os pesquisadores Denilson Lopes (UFRJ) e Ana Carolina Escosteguy (POSCOM/UFSM). As palestras seguem até o dia 3 de agosto, no Auditório 1 da FABICO.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Comunicação, Gêneros e Sexualidades, que reúne pesquisadoras e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação completa do evento pode ser acessada na página do núcleo de pesquisa: https://aquenda.wordpress.com/

 

imagem aquenda

 

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (POSCOM) e o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria promovem, no dia 17 de agosto, o evento ""Olhares sobre a narrativa jornalística". O tema será discutido pelos pesquisadores Christa Berger (professora aposentada UFRGS), Frederico Tavares (UFOP) e Demétrio Soster (Unisc). Coloque na sua agenda:

 

Quando: 17 de agosto

Horário: 9h30min

Local: Auditório do Colégio Politécnico

 

evento narrativa

As disciplinas que serão oferecidas no próximo semestre (2018/2) podem ser acessadas aqui. Atenção para o período de matrícula:

- 27 a 30 de julho - matrícula no Portal do aluno

- 01 e 02 de agosto - ajuste de matrícula web

- 06 a 10 de agosto - ajuste de matrícula presencial no Ppgcom


 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2