21729617 1171064696328191 1347218881 oNa manhã de hoje (12/09), mais de 170 alunos e professores de Comunicação lotaram o Auditório Multiweb para acompanhar a Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. João Freire Filho (ECO/UFRJ) sobre “A vida pública das emoções”.

O professor abriu a apresentação questionando se a emoção era uma palavra-chave para a Comunicação Social e, em seguida, mostrou o resultado de um levantamento realizado em dicionários, enciclopédias e periódicos do campo comunicacional em busca do verbete “emoção”. Das 24 obras localizadas (em inglês e português), 19 não faziam qualquer referência ao termo.

A partir disso, Freire Filho apresentou um longo histórico de estudos em outras áreas, como Psicologia, Sociologia e Antropologia, e como o conceito foi sendo modificado desde o século XIX. A respeito das pesquisas na Comunicação, o professor falou sobre o estudo que desenvolve na UFRJ e como a emoção pode se constituir como uma categoria de análise, especialmente no Brasil, tendo em vista o contexto atual de “guerras culturais” e “polarização política”.

Freire Filho segue até o fim da semana no POSCOM, ministrando o curso "O cultivo do asco: mídia, retórica política e sensibilidade moral" para docentes e discentes do Programa e do Departamento de Ciências da Comunicação.

 

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A emoção é uma temática de estudos não só consolidada na área da psicologia, como também em ascensão em outros tantos campos de estudo. Para o Prof. Dr. João Freire Filho, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), essa valorização é tão relevante que “no entendimento de muitos autores, estaríamos assistindo a uma ‘guinada emocional’ análoga à ‘virada linguística dos anos 1970’.  No entanto, na Comunicação, os estudos sobre a emoção não têm obtido esse destaque, mesmo com “a extraordinária assiduidade com que as experiências e condutas emotivas são representadas, mobilizadas, compartilhadas e debatidas em distintos artefatos midiáticos”, analisa o pesquisador.


É a partir dessas problematizações, que Freire Filho vai desenvolver o tema “A vida pública das emoções”, na Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM), na próxima terça-feira (12/09).  Além de estimular a reflexão sobre o assunto, o professor pretende demonstrar “como a emoção pode constituir uma categoria ou uma dimensão analítica frutífera para o desenvolvimento de investigações na área da comunicação no Brasil, em uma conjuntura marcada por inovações tecnológicas, ‘guerras culturais’ e polarização política”.


A Aula Magna será realizada no dia 12 de setembro, às 9 horas, no Auditório Multiweb (prédio 67). O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria está promovendo o curso “O cultivo do asco: mídia, retórica política e sensibilidade moral”, ministrado pelo professor Dr. João Freire Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O curso, que será ministrado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2017, das 14h às 17h, apresenta uma reflexão sobre o fortalecimento de uma “cultura pública da aversão” no Brasil, contrapondo-se à mítica imagem de cordialidade brasileira. Nesse contexto, para o pesquisador, a retórica e a iconografia do asco são acionadas com o objetivo de estigmatizar e de repelir determinados movimentos sociais, lideranças e correntes políticas, deslegitimando as reivindicações de minorias por direitos civis, inclusão social e reconhecimento cultural.

As inscrições devem ser feitas até dia 11 de setembro (segunda-feira), na Secretaria do Poscom (prédio 21, sala 5130), das 09h às 12h e das 14h às 17h. Estão abertas 50 vagas para discentes e docentes dos cursos de graduação em Comunicação Social e do Poscom, ambos da UFSM. O local do curso será divulgado após o encerramento das inscrições.

O professor associado da Escola de Comunicação da UFRJ, João Freire Filho, possui título de Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Realizou pós-doutorado sênior no PPGCOM da UFMG, com bolsa do CNPq. Ministrou cursos como professor convidado nos programas de pós-graduação da UFBA, da PUC-RS, da UFMG e da UFRN. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 1D) e membro titular do Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação e Comunicação dessa mesma instituição. Coordenou projetos de pesquisas com o apoio financeiro do CNPq, da Capes, da Faperj, da Fundação Biblioteca Nacional e da Fundação José Bonifácio. Ganhou o prêmio Antonio Luís Vianna da FUJB/UFRJ, em 2005, pelos resultados obtidos com o auxílio de pesquisa concedido em 2004. Recebeu, em 2011, o Prêmio Compós como orientador da melhor tese de doutorado defendida em 2010. Autor e organizador de diversos livros, dentre eles: Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano (Mauad, 2007); A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo (Sulina, 2009); Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade (FGV, 2010); Estudos de televisão: diálogos Brasil-Portugal (Sulina, 2011 — com Gabriela Borges); A promoção do capital humano: mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo (Sulina, 2011 — com Maria das Graças Pinto Coelho); Entretenimento, felicidade e memória: forças moventes do contemporâneo (Anadarco, 2012 — com Ana Paula Goulart Ribeiro e Micael Herschmann); Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama (Sulina, 2014— com Vera França e Lígia Lana).

O livro “Cartografia da Criação Publicitária”, da pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM), Profa. Dra. Juliana Petermann, foi lançado, nesta quinta-feira (07/09), durante o 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), em Curitiba. A professora avalia que o lançamento em um evento nacional “foi excelente, pois o livro chegou às mãos dos principais representantes da pesquisa em publicidade no Brasil”.

A obra é resultado da tese de doutorado de Petermann, em que foi desenvolvida “uma cartografia da criação publicitária, visando a discussão e o mapeamento da instituição da qual o anúncio resulta – discursos, papeis, espaços e mecanismos que perpassam, organizam e definem os modos de fazer deste subcampo da publicidade” conforme explica a pesquisadora. Em breve, o livro também será lançado em Santa Maria.

 

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O Programa de Pós-graduação em comunicação da UFSM torna público o resultado final da seleção de bolsas para o Programa Nacional de Pós-Doutorado.

 

O arquivo com o resultado da seleção pode ser encontradoaqui.


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