As disciplinas que serão oferecidas no próximo semestre (2018/2) podem ser acessadas aqui. Atenção para o período de matrícula:

- 27 a 30 de julho - matrícula no Portal do aluno

- 01 e 02 de agosto - ajuste de matrícula web

- 06 a 10 de agosto - ajuste de matrícula presencial no Ppgcom

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (POSCOM/ UFSM) torna público o resultado da análise do pedido de revisão de nota e classificação referente ao processo de concessão de bolsas (Edital chamada interna 01/2018), solicitado pelo discente Gustavo David Araújo Freire. Com o acolhimento do pedido, a ordem de classificação dos bolsistas para o curso de Doutorado foi alterada. Veja a nova classificação aqui.

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2018 ocorre o I Aquenda de Comunicação, Gêneros e Sexualidades, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
 
O Aquenda Núcleo de Estudos em Comunicação, Gêneros e Sexualidades surgiu em 2016, reunindo pesquisadoras e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
O evento procura dar destaque as temáticas relacionadas as perspectivas teóricas, metodológicas e epistemológicas presentes na elaboração dos conceitos de gêneros, corpos e sexualidades nas teorias sociais contemporâneas, bem como na reflexão dos temas, objetos e das práticas de pesquisas privilegiadas no campo da comunicação. Contempla, ainda, o tensionamento crítico dos meios de comunicação, das mídias e das tecnologias para compreender as relações estabelecidas entre as problemáticas comunicacionais e as construções e interpelações de gêneros, das sexualidades e dos feminismos no contexto dos processos de interatuação e agenciamento comunicativo dos sujeito
 
O prazo para o envio de resumos expandidos é até 02/05/2018.
A divulgação dos aceites será divulgada até o dia 30/06.
O período de pagamento da inscrição vai de 30/06 até 20/07.
 
Para mais informações acesso o endereço eletrônico do núcleo de estudos aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM torna público o resultado da seleção de bolsas - Edital 01/2018 - para Mestrado e Doutorado. A avaliação da classificação foi realizada pela comissão de bolsas do Poscom por um grupo de representantes do corpo docente e discente.

Veja o resultado aqui.

A Professora Dra. Ângela Maria de Souza irá ministrar a palestra: "Interseccionalidade: Diáspora Afro-Latino Americana entre Fronteiras" promovida pelos grupos de pesquisa: "Comunicação em rede, identidades e cidadania" e "Consumo e cultura digital", na próxima quinta-feira (08), às 11 horas, na sala 5136 (prédio 21).
Ângela possui Doutorado (2009) e Mestrado (1998) em Antropologia Social, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na mesma Universidade. Foi Pró-Reitora de Extensão da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2012-2017). É Docente da UNILA no curso de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos. Coordena o NEALA - Núcleo de Estudos Afro Latino Americanos. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Afro Brasileira e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos  temas: movimento hip hop, rap, relações étnico-raciais, Mulheres Negras, diáspora, consumo, música, ações afirmativas.
Compareça!
 
Interseccionalidades

 Links Importantes

 

capes 72012 RGB

 

CNPq logo

 

Animus

 

compos

 

intercom

 

 logo sbpjor

 

abrapcorp

 

 abp2